Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Segundo ataque a agências bancárias e comércio, em menos de um mês, deixou temor na população
Comunidade e forças de segurança têm dado as mãos temendo uma nova ação criminosa em Mata. A cidade foi alvo de ataques de quadrilhas por duas vezes em menos de 30 dias. O arrastão mais recente teve como alvos duas agências bancárias e seguiu por duas lojas, uma lotérica e um clube recreativo, na madrugada de 7 de março. Em 1º de fevereiro, duas agências bancárias foram explodidas e uma terceira foi arrombada.
A boa notícia é que o efetivo da Brigada Militar (BM) em Mata ganhou reforço de policiais militares de Santiago. Mata possui cinco PMs, que cumprem turnos entre meio-dia e meia-noite. O 5º Regimento de Polícia Montada (RPMon) cedeu três policiais para rondas nas madrugadas. Desde a segunda-feira, o grupo faz as rondas das 18h às 6h. Antes disso, a complementação estava a cargo da equipe do 2º Batalhão de Operações Especiais (BOE).
Escola de Formação de Sargentos recepciona 240 novos alunos
Segundo o comandante do 5ª RPMon, major Eldo Amaral Franco, a articulação do reforço é orientada pelo Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO) Central:
- Dentro da nossa disponibilidade de efetivo, estamos tentando evitar novos delitos no município, explica.
No sentido de aumentar o efetivo, o deputado estadual Miguel Rosso Bianchini (PPL) encaminhou um requerimento ao secretário de Segurança Pública, Cezar Schirmer, e ao comando-geral da BM. O pedido sugere a substituição de policiais militares da guarda externa dos presídios por militares da reserva nas cidades do Vale do Jaguari. Para o deputado, o fim da atribuição da guarda externa nos presídios pela Brigada Militar possibilita o uso desses policiais nas ruas da região, beneficiando, inclusive, Mata.
Cidade que adotou cercamento eletrônico reduziu crimes em até 55%
Uma das ideias discutidas para solucionar a defasagem de policiais militares na cidade é a implantação de um sistema de cercamento eletrônico com câmeras de videomonitoramento. Para reunir dinheiro para projetos como esse, empresários e representantes da comunidade de Mata criaram uma campanha de arrecadação. O grupo também criou um Conselho Municipal de Segurança Pública.
O prefeito de Mata, Sérgio Bruning, contou que até agora a campanha já reuniu R$ 4 mil. O destino do valor arrecadado, somado a um aporte de recursos da prefeitura, será uma decisão dos membros do conselho. Segundo o prefeito, os vereadores colocarão em votação um projeto de lei para criar o conselho e, assim, dar força institucional à entidade:
- Vamos conversar se o investimento será em câmeras de monitoramento, conserto de viaturas ou outra demanda da segurança.